14/1/2009
Pecuária: Governo federal terá estrutura para combater roubo de gado

O projeto-piloto começará no Rio Grande do Sul.

O Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) terá como novo foco de atuação o combate ao roubo de gado - prática conhecida como abigeato no Rio Grande do Sul. O ministro da Justiça, Tarso Genro, esteve na última sexta-feira, 9, na Superintendência da Polícia Federal de Porto Alegre, para participar de uma reunião com representantes do governo gaúcho, prefeituras e secretarias de Segurança Pública.
Para o ministro, esse tipo de crime, que antes ocorria em pequenas proporções em algumas áreas rurais, avançou para se consolidar como um problema nacional de segurança pública. Há suspeitas de que quadrilhas especializadas no abigeato estariam também envolvidas em homicídios, lavagem de dinheiro e corrupção policial.
O projeto-piloto começará no Rio Grande do Sul e deverá ser posteriormente estendido ao Paraná e Mato Grosso do Sul , estados que mais sofrem com a atuação dos ladrões de gado, sobretudo em regiões de fronteira. As estratégias a serem traçadas pelas autoridades incluem o monitoramento por satélite dos rebanhos nas áreas mais atingidas, reforço do policiamento e infra-estrutura. As informações são da Agência Brasil.

Fonte: Portal DBO

Voltar