2/3/2006
IAP emite laudos para abate sanitário

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) já emitiu os laudos de impacto ambiental de três das sete fazendas onde o Mapa confirmou a existência de focos de febre aftosa. Com os estudos, a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab) e o Mapa ficam liberados para iniciar o abate sanitário dos rebanhos, ainda sem previsão para acontecer. As outras cinco propriedades devem ser visitadas até a próxima sexta-feira.

As primeiras fazendas visitadas foram as de Maringá (Cesumar e Pedra Preta) e de Bela Vista do Paraíso (Flor de Café), 40 km ao norte de Londrina. De acordo com o chefe regional do IAP, Ney Paulo, os locais para a construção das valas sépticas onde o gado será enterrado já foram definidos nestas propriedades.

Segundo o superintendente regional do Mapa, Walmir Kowalewski de Souza, aspectos legais ainda impedem o início do serviço. 'O Carioba, precisa retirar a liminar que exige o pagamento antecipado de 50% da indenização', explicou. A Fazenda Cachoeira deve ter prioridade na realização do abate. A notícia é de Alan Maschio, para a Folha de Londrina.






Fonte: Beef Point

Voltar