6/1/2009
Febre aftosa: No RS, vacinação contra doença começa nesta segunda-feira, 5

O Rio Grande do Sul é o único estado brasileiro que distribui vacinas aos produtores.

A primeira etapa da imunização do rebanho bovídeo (bovinos e búfalos) gaúcho, de 13,1 milhões de cabeças, começa nesta segunda-feira (5) e estende-se até o dia 30. A vacinação é obrigatória e de responsabilidade dos produtores rurais. A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio (Seappa) coordena e fiscaliza a aplicação das vacinas em todo o Estado.
O lançamento da campanha oficial está marcado para as 11h de terça-feira (6), na propriedade do produtor Fernando Aguiar, localizada no Morro da Borússia, em Osório, com a presença do secretário da Agricultura, João Carlos Machado. "Nossa meta é superar o índice de imunização do ano passado (de 95,13%), chegando o mais próximo possível dos 100%", disse Machado em comunicado à imprensa.
Conforme o secretário, a prioridade do governo estadual é preservar a atual condição sanitária para manter e ampliar o mercado aos produtores gaúchos. O RS é reconhecido internacionalmente pela OIE (Organização Internacional de Sanidade Animal) como livre de febre aftosa com vacinação. Este ano, o governo do Estado comprou 4,2 milhões de doses para entregar, de graça, aos produtores que possuem até 50 cabeças de gado e estão enquadrados no Pronaf. O investimento somou R$ 2,5 milhões.

Fonte: Portal DBO

Voltar