2/3/2006
Cocamar inicia safra da Região Centro-Sul


No evento, que contou com a presença do ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, e de diversos presidentes de sindicatos de estados produtores de álcool, o presidente da Unica – União da Agroindústria Canavieira de São Paulo, Eduardo Pereira de Carvalho, ressaltou o esforço do setor em antecipar a safra e ofertar 850 milhões de litros do produto até o final do mês de abril, o que garante o abastecimento e ameniza a pressão sobre os preços decorrente da atual relação entre a oferta de álcool e seu consumo.

Números preliminares da safra

A Unica – União da Agroindústria Canavieira de São Paulo – juntamente com a Alcopar – Associação dos Produtores de Álcool no Estado do Paraná e demais entidades da região Centro-Sul divulgaram um panorama preliminar da safra 06/07, iniciada antecipadamente no dia de hoje:

Área – A expansão da área colhida deve ficar em torno de 8%. Esta expansão de área deve se dar por uma conjunção de dois fatores: entrada em operação de 19 novas usinas e menor índice de renovação da lavoura de cana.

Crescimento – O Centro-Sul deverá ter uma safra de 363 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, o que equivale a um crescimento da moagem de 27 milhões de toneladas em relação às 336 milhões de toneladas esmagadas na safra 05/06.

Condições climáticas – Até o presente momento, o clima tem se mostrado favorável, o que pode significar a recuperação da produtividade agrícola em 2% em relação à safra 05/06, cuja produtividade ficou em 82,5 toneladas de cana por hectare.

Confirmação – Estes números iniciais da área a ser colhida são provenientes de pesquisa junto às unidades produtoras da região Centro-Sul e devem ser confirmados em abril, após o recebimento de imagens de satélite obtidas por meio do Convênio Unica/Inpe/CTC e Cepea/Esalq/USP

Paraná

Espera-se que, no mês de março, 25 unidades da região Centro-Sul iniciem a safra 06/07, das quais oito estão localizadas no Estado do Paraná. Do total de 250 unidades em operação na região Centro-Sul, 90% estarão em safra até a segunda quinzena de abril. A expectativa é de uma moagem – até o final de abril – de 20 milhões de toneladas de cana (63% destinadas para a produção de álcool), o que deverá resultar em um volume adicional de álcool de 850 milhões a 900 milhões de litros do produto.

A recuperação da produção em relação à safra anterior deve ser mais significativa nos Estados que tiveram uma condição climática muito desfavorável, entre os quais estão o Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

No Paraná, a área a ser colhida será superior em 12,5%, enquanto a quantidade de cana a ser esmagada deverá ser superior a 31%, gerando uma produção de 1,27 bilhão de litros de álcool (22,2% a mais do que na safra 05/06). (fonte: Christo, Manesco & Associados)


Fonte: Clube do Fazendeiro

Voltar