16/12/2008
Carne bovina: Crise atinge exportações e volume despenca 34%, informa Abiec

Em receita, o tombo em novembro foi de 14%

No mês passado, os embarques de carne bovina somaram US$ 335 milhões, um desempenho 14% inferior ao registrado no mesmo período do ano passado, segundo informações divulgadas nesta segunda, 15, pelo presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exortadoras de Carnes (Abiec), Roberto Giannetti da Fonseca. Em volume, o resultado manteve a trajetória de queda registrada ao longo de 2008 e recuou outros 34%, somando 83 mil toneladas no mês passado, em comparação a novembro de 2007.
"Essa foi a primeira vez em muito tempo que tivemos uma retração na receita das exportações em comparação com igual mês do ano anterior, o que já é um reflexo da crise internacional e, principalmente, queda nas vendas para a Rússia, que foi bastante atingida pela retração do crédito", disse Giannetti à Agência Estado.
Com o resultado do mês passado, as vendas externas de carne bovina acumulam entre janeiro e novembro uma receita de US$ 5,01 bilhões, desempenho que supera em 22% o resultado obtido no mesmo período do ano passado. Já em volume, nos onze meses de 2008 foram embarcadas 2,02 milhões de toneladas de equivalente carcaça ou 1,29 milhão de toneladas - uma retração de 14% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Fonte: Portal DBO

Voltar