16/12/2008
Técnicos da ABCZ prestarão assistência a leilões e propriedades

Nos leilões homologados pela ABCZ, que utilizem o Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) como suporte técnico na comercialização dos animais, os técnicos da entidade poderão participar como comentaristas técnicos. A decisão foi tomada pela diretoria da entidade durante reunião realizada em novembro deste ano.
Os comentários deverão seguir normas estipuladas tais como destacar as diferenças esperadas de progênie (DEPs) e/ou as classificações dos animais nas provas zootécnicas oferecidas pelo PMGZ, poderão citar e destacar a genealogia do animal, desde que estes ancestrais tenham informações de desempenho ou avaliação genética certificado no PMGZ, além das características como no caso dos aprumos, padrão racial, características reprodutivas poderão ser comentadas, desde que contribuam para realçar valores verdadeiros do animal.
Os técnicos da ABCZ também poderão prestar assistência às fazendas participantes do PMGZ. O criador poderá solicitar tal serviço ao seu órgão executor (escritório da ABCZ no estados) como rotina normal de atendimento, no mesmo formato com o qual se opera o registro genealógico, com agendamento prévio. As assistências poderão ocorrer de forma conjunta com o registro genealógico ou em separado, à critério do criador. O valor a ser cobrado pelo técnico quando dessas assistências é o mesmo relativo ao serviço de registro genealógico, ou seja, uma diária técnica por dia trabalhado.
“A assistência engloba toda assessoria que tenha como embasamento técnico informações oriundas do PMGZ, tais como interpretação de relatórios do CDP, PGP, Avaliações Genéticas, Controle Leiteiro, etc. Exclui-se dessa assistência os acasalamentos dirigidos e a assistência continua”, explica o superintende Adjunto de
Melhoramento Genético Carlos Henrique Cavallari Machado.

Fonte: Campo e Criação

Voltar