10/12/2008
Produção brasileira de carne tem perspectivas de novos mercados

A produção brasileira de carne de frango, em 2008, deverá alcançar 11 milhões de toneladas. Destas, 3,6 milhões foram exportadas, o que resultou no ingresso de US$ 7 bilhões de divisas. A produção da carne suína alcançou três milhões de toneladas, cerca de 560 mil foram exportadas e o setor foi responsável pela geração de 850 mil empregos. Os dados foram apresentados ontem, na reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Aves e Suínos.

De acordo com o diretor de Mercado Interno da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), Jurandi Soares Machado, em 2009, a produção de suínos deve ser de 3,1 milhões de toneladas. No caso das exportações, o setor trabalha com estabilidade e perspectiva de abertura de mercados como Japão, China e Estados Unidos. “Vale ressaltar que 2008 deverá ficar na história no setor de suínos, pois houve consolidação do mercado interno, pelo aumento das vendas e as exportações cresceram em termos de preços”, ressaltou.

Segundo o presidente da Câmara, Rubens Valentini, é necessário ampliar o crédito para o setor. “No caso das cadeias produtivas de aves e suínos, é preciso que as indústrias tenham acesso ao crédito, já que são as responsáveis pelo dinamismo do setor”, explicou.

MILHO - O setor de suínos demanda 11 milhões de toneladas de milho por ano e o de aves, 20 milhões de toneladas. Esses dados serão apresentados à Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, que se reúne na próxima sexta-feira (12), em Brasília. Para 2009, estão previstas duas reuniões conjuntas entre as Câmaras Setoriais das Cadeias Produtivas de Aves e Suínos e a de Milho e Sorgo, para os dias 26 de maio e 25 de agosto. O objetivo é consolidar as demandas e elaborar uma agenda estratégica.


Fonte: Diário de Cuiabá

Voltar