1/3/2006
Safra da hortaliça foi excelente

Ao todo o Estado conta com 6 mil hectares de plantação. O maior volume de produção sai da região de Curitiba, seguida de Irati. 'A colheita está sendo encerrada, mas a oferta deve continuar até o meio de março. Daí, o preço para o consumidor deve reagir', adiantou Lunardon. Entretanto, segundo ele, o mercado sempre está bem abastecido de cebola, pois quando acaba a produção do sul começa as de São Paulo e Minas Gerais.

Um dos fatores que motivou a boa produção este ano no Paraná foi o aumento da área de plantio. O produtor José Airton Cosmos, da região de Irati, por exemplo, aumentou a área de plantio e colheu 1,6 mil toneladas, contra 1,2 mil nas safras anteriores. 'A produção aumentou cerca de 35%. A cebola tem tido uma boa aceitação no mercado, melhor até que outros produtos que eu planto, como milho e trigo', disse Cosmos. Na opinião dele, a safra deste ano realmente foi uma das maiores, porém não das melhores. 'Em setembro, durante o período de plantio, choveu muito e atrapalhou um pouco a produção, o que fez com que a cebola não ficasse com a melhor qualidade', lamentou.

Em março, nos dias 30 e 31, Irati vai sediar um evento nacional sobre a cebola, onde serão tratadas todas as questões que envolvem a cadeia produtiva da hortaliça. Estão previstos seminários e exposição de equipamentos, produtos e serviços. 'O evento vai ser importante para divulgar a região e colaborar para o desenvolvimento do cultivo da cebola', pontuou Cosmos.


Fonte: Olhar Direto

Voltar