5/12/2008
Carne bovina: No RS, técnicos chilenos elogiam sistema de defesa animal

Começou nesta quinta-feira (4) e segue até esta sexta (5) a visita ao Rio Grande do Sul.

Nestes dois dias, técnicos do serviço oficial de certificação sanitária em expedição ao Brasil estarão nas cidades de Uruguaiana e Bagé. O objetivo é reafirmar o tratado de exportação com o Rio Grande do Sul, atualmente ao único estado brasileiro apto a exportar carne para o Chile. A missão ainda passará pelos estados de Rondônia, Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo com o intuito de ampliar seu mercado importador de carne.
Segundo o diretor do Departamento de Produção Animal (DPA) da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio (Seappa), Cláudio Dagoberto Bueno, a vinda dos chilenos ao Estado ocorre regularmente para assegurar a sanidade da carne gaúcha. A novidade mais destacada pelos chilenos na visita deste ano é a informatização total do Sistema de Vigilância Sanitária Animal do Estado. "Esta providência do governo estadual foi especialmente elogiada pelo grupo participante da missão chilena, pois é a primeira vez que os recebemos depois da implantação do sistema", ressalta o diretor do DPA.
Bueno afirma que a instalação de computadores com acesso à internet, vinculado a um software de controle do rebanho, entre outras informações, permite um maior e qualificado monitoramento da circulação viral da febre aftosa, assistência vacinal, agilidade na documentação, entre outros benefícios.


Fonte: Portal DBO

Voltar