3/12/2008
Febre aftosa: No Planalto do MS, notificação da vacinação termina sexta, 5

Os pecuaristas da região do Planalto do Mato Grosso do Sul, onde está grande parte do rebanho do Estado, têm até sexta-feira, 5, para comunicar à Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) a vacinação dos animais. Quando compra a vacina, o pecuarista recebe uma guia para informar ao governo estadual os dados da vacinação, como espécie do gado e número de animais no rebanho. No Planalto, a vacinação começou no dia 20 de outubro e terminou um mês depois, em 20 de novembro.
Na região do Pantanal, a campanha teve início no dia 20 de outubro e será concluída na sexta-feira. Técnicos da Iagro informaram que a estimativa era vacinar 750 mil animais, mas já foram comercializadas 772 mil doses da vacina para os pecuaristas da região. O nascimento de um grande número de bezerros justifica o número, informaram à Agência Estado.
Na zona de alta vigilância (ZAV), a vacinação segue até o dia 20 de dezembro. Nos municípios de Japorã e Paranhos, a vacinação está em fase de conclusão. Além desses municípios, Antônio João, Eldorado, Ponta Porá, Mundo Novo, Bela Vista, Aral Moreira, Porto Murtinho, Caracol, Corumbá e Coronel Sapucaia fazem parte da zona de vigilância.


Fonte: Portal DBO

Voltar