25/11/2008 Febre aftosa: Campanha de vacinação em Minas Gerais termina no domingo, 30
Após realizar a vacinação, o pecuarista deve comprová-la até o dia 10 de dezembro no escritório do Instituto Mineiro de Agropecuária (Ima) mais próximo de sua propriedade, entregando a Declaração de Vacinação (DCL). Após esta data, as equipes de fiscais do Instituto irão a campo para uma fiscalização mais rígida em todas as propriedades inadimplentes.
Desde o início do mês, as informações das propriedades podem ser consultadas e emitidas automaticamente pelo Sistema de Defesa Agropecuária (Sidagro). As atividades referentes à movimentação e cadastro de bovinos e bubalinos, emissão de Guias de Trânsito Animal (GTA), atualização de vacinação e cadastro de produtores, estão sendo feitas por todas as unidades do IMA através desse sistema.
Dados atualizados emitidos pelo Sidagro nesta segunda, 24, informam que até agora somente seis milhões de animais foram imunizados contra a doença. Nesta etapa, obrigatoriamente, devem ser vacinados 11 milhões de animais. O Ima alerta que o produtor que deixar de imunizar seu plantel, será penalizado com uma multa de R$ 45,31 por animal não vacinado, e o seu rebanho terá vacinação assistida (oficial) realizada pelos técnicos do Governo do Estado. Todas as despesas correrão por conta dos produtores.
Fonte: Portal DBO
Voltar
|