17/11/2008
Exportações de carne bovina para a Rússia caíram pela metade

Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) as exportações brasileiras de carne bovina para a Rússia caíram em outubro. Em comparação a setembro, houve uma queda de 50,0% no volume de carne enviado ao país. Em setembro foram enviadas 64,33 mil toneladas equivalente carcaça (tec) para a Rússia e em outubro o volume caiu para 32,15 mil tec.

A redução pela metade no volume de carne exportada para a Rússia provocou uma diminuição na mesma proporção no faturamento obtido com estas vendas. Enquanto que, em setembro, o faturamento com as exportações de carne bovina para a Rússia atingiu US$204,08 milhões, em outubro o valor ficou em US$103,67 milhões.

Conforme pode ser observado na figura 1, o volume de carne importada pela Rússia varia mês a mês, conforme a necessidade de carne para o consumo. Além disso, segundo os exportadores brasileiros a Rússia é um mercado difícil de se negociar e geralmente ocorrem renegociações e tentativas de recuo nas cotações, como o que ocorreu em outubro.
Depois do estouro da crise financeira, alguns compradores russos ficaram sem crédito e forçaram a renegociação dos preços da carne e dos prazos de pagamento. Este foi um dos motivos para a queda do volume exportado para o país.


Fonte: Scot Consultoria

Voltar