13/11/2008
Carne bovina: Pecuaristas da Colômbia criam selo de qualidade certificada

A Federação Colombiana de Pecuaristas (Fedegan) lançou nesta quinta-feira, 13, uma certificação que visa garantir ao consumidor local e do exterior a qualidade da carne bovina produzida na Colômbia. Segundo a Fedegan, este modelo de garantia de qualidade permitirá "avançar com a massificação de elementos necessários para o melhor aproveitamento da carne, assim como possibilitar sua diferenciação, comunicar os atributos e gerar cultura de consumo, sem afetar a estrutura de preços".
O inédito selo de qualidade será certificado pela SGS, empresa suíça que há sete anos é responsável pela inspeção da carne produzida e comercializada na Argentina, Uruguai e Paraguai. "Inicialmente, participam do processo 400 fazendas e nove plantas frigoríficas", revelou o presidente da Fedegan, José Félix Lafaurie. O selo será denominado Carne Selecta Colombiana Certificada.
O dirigente disse que "o selo de qualidade trará mais confiança ao consumidor e que, futuramente, garantirá o consumo da carne colombiana no mercado internacional". "Em até cinco anos, o produto chegará aos Estados Unidos e Europa", prevê Lafaurie. O presidente da Fedegan disse também que a carne bovina colombiana, dada a diversidade de regiões no país, deverá receber denominações de origem, assim como ocorre em outros países com seus produtos, como o vinho e o azeite de oliva.

Fonte: Portal Terra

Voltar