27/2/2006
Seminário apresenta alternativas de controle das cigarrinhas


As cigarrinhas-das-pastagens têm causado grandes prejuízos à agricultura e à pecuária, destruindo pastagens. Devido ao hábito de sugar constantemente a seiva das plantas, as ninfas das cigarrinhas empobrecem ou esgotam rapidamente a vegetação, causando desequilíbrio hídrico, que obriga as plantas a absorverem um maior volume de água do solo.

O chefe-geral da Embrapa Cerrados, Roberto Teixeira Alves falará sobre o manejo integrado das cigarrinhas-das-pastagens, uma das alternativas de controle. Os pesquisadores da Embrapa Cerrados Lourival Vilela e Silvana Vieira de Paula-Moraes abordarão, respectivamente, correção e adubação do solo para formação e manutenção das pastagens, e a bioecologia e o impacto do ataque das cigarrinhas-das-pastagens.

O reitor da Universidade Federal do Tocantins, Alan Barbiero, falará sobre o Centro Tecnológico de Bovinos de Corte e Leite. Manejo e utilização de pastagens no estado do Tocantins será o tema da palestra do professor da Universidade Federal do Tocantins, José Neuman Miranda Neiva, e do pesquisador da Embrapa Cerrados, Marcelo Konsgen Cunha.

As inscrições serão feitas no próprio local, de 8h às 8h30. No período de 16h15 às 17h haverá discussão final e encerramento do evento. (fonte: Embrapa Cerrados - Comunicação)


Fonte: Clube do Fazendeiro

Voltar