5/11/2008
Gado em pé: Porto do Itaqui está pronto para embarques para a Venezuela

O Porto do Itaqui oferece as condições necessárias de infra-estrutura portuária para início imediato das exportações de gado do Maranhão para a Venezuela, como parte do Acordo de Cooperação Técnica Internacional Bilateral, que está sendo celebrado entre os governos do Maranhão e do Estado de Monagas, na República Bolivariana da Venezuela. A informação foi dada pelo superintendente de Estudos de Mercado da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Raimundo Neves, que está participando do "3o. Encontro Técnico Maranhão/Venezuela", em São Luís.

De acordo com Aymoré Fernandes, médico veterinário da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged) e responsável pelo Programa de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa no Maranhão, "será feito um planejamento técnico de escalonamento de embarque para evitar problemas de engarrafamento na BR e de congestionamento nos pátios de embarque do porto". Os gestores da Emap estão sugerindo à Associação de Criadores do Estado do Maranhão (Ascem) que o embarque seja feito em lotes de 10 caminhões, com 20 animais por caminhão. A viagem do Porto do Itaqui até o Porto de Cabello, na Venezuela, dura 10 dias.

Para o secretário de Agricultura, Domingos Paz, o governo está fazendo esforços para o desenvolvimento da pecuária maranhense, através da Seagro e da Aged. "Estamos avançando na cooperação entre os povos latino-americanos, abrindo novos mercados de comercialização e iniciando o intercâmbio de tecnologias. Com este acordo de cooperação, o criador maranhense terá mercado garantido, valores justos e compatíveis com os preços de mercado, escoamento da produção e garantia de recebimento do pagamento através da Carteira de Crédito do Banco do Brasil", concluiu o secretário.


Fonte: Portal DBO

Voltar