3/11/2008
Comércio internacional: Vendas de carne bovina argentina ao Chile caem drásticamente

De acordo com dados de diferentes instituições publicados no jornal La Nación, da Argentina, as exportaciones de carne deste país ao Chile caíram 51% nos primeiros nove meses do ano. Segundo a Sociedade Rural Argentina (SRA), a Associação Chilena de Carne (ACHC) e diversos frigoríficos chilenos, a Argentina ocupa atualmente o segundo lugar nas importações do Chile. Já o Paraguai tornou-se o principal fornecedor, com 55% de participação: no primeiro semestre deste ano, os chilenos adquiriram cerca de 32 mil toneladas de carne paraguaia.

Hoje, a Argentina possui apenas 27% de participação nas importações chilenas. No primeiro semestre, o volume exportado ao Chile totalizou 15.718 toneladas, seguido pelo Uruguai, com 5.442 t (9,5%); Brasil, com 2.108 t (4,2%), e Austrália, com 2.051 toneladas (3,7%). A Austrália vem incrementando sua participação no mercado chileno graças a intensas campanhas publicitárias na mídia local. O Chile também estuda adquirir, temporariamente, a carne dos EUA para assegurar seu abastecimento, pois já se espera que o Brasil, depois de superar os problemas sanitários, passe a enviar maiores quantidades do produto aos chilenos.

As empresas chilenas que mais compram carne importada são a Cencosud (que controla os supermercados Jumbo e Santa Isabel) e a D&S (que controla os supermercados Líder). Juntas, estas empresas adquirem quase 44% do total da carne importada pelo Chile.


Fonte: Portal DBO

Voltar