23/10/2008
Intervet/Schering-Plough apresenta novidade no mercado de vacinas contra febre aftosa

Com o maior rebanho bovino comercial do mundo, o Brasil começa, nos próximos dois meses, mais uma campanha de vacinação contra a febre aftosa e, para isso pode contar com uma novidade, a Aftovacin Oleosa. A vacina apresentada pela Intervet/Schering-Plough Animal Health a partir do lote 021 de 2007, segundo testes do Controle de Qualidade Interno (os mesmos propostos para os testes oficiais do MAPA) não deixa dúvidas nos testes sorológicos, ou seja, é uma vacina que não induz anticorpos contra proteínas não-estruturais, o que permite diferenciar um animal vacinado de um animal infectado.

A febre aftosa é uma doença infecciosa aguda que causa febre, seguida pelo aparecimento de aftas – principalmente na boca e nos pés de animais de casco fendido. Os animais adquirem o vírus ou por contato direto com animais infectados ou por contato com alimentos, objetos e outros contaminados.

O principal efeito da febre aftosa é o comercial. A ocorrência da doença afeta enormemente a produção e principalmente a exportação aos mercados mais importantes, devido ao alto poder de difusão do vírus e à possibilidade de sua veiculação por grandes distâncias e períodos de tempo. A identificação da infecção pelo vírus, independente da apresentação de sinais clínicos já é considerada um foco da doença, impedindo a comercialização de animais, produtos e subprodutos de origem de animais susceptíveis para zonas e países livres da doença.

Portanto, conforme esclarece Fernando Heiderich, diretor presidente da companhia ”Uma vacina que não induz anticorpos contra proteínas não estruturais é um enorme avanço, pois permite a diferenciação entre animais vacinados e infectados. Ela se torna uma importante ferramenta no monitoramento sorológico e com isso não deixa dúvidas aos públicos internos e externos”.


Fonte: Agrolink

Voltar