21/10/2008
Gado morre de fome

Enquanto a chuva traz prejuízo e transtorno à região metropolitana, a seca que castiga o Norte de Minas já provocou a perda de quase 50 mil cabeças de gado (49.281). A informação consta em relatório sobre os danos da estiagem divulgado ontem pela Empresa Técnica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) em Montes Claros.

Para o representante do Sindicato Rural de Montes Claros, Júlio Gonçalves Pereira, os prejuízos com a falta de chuvas são muito maiores. Neste ano, já foram retiradas da região 148,4 mil cabeças de gado, vendidas para outras partes do estado, devido à falta de pasto, destruído pelo sol forte.

Os seis meses de estiagem secaram centenas de rios e córregos. Em praticamente todos os municípios da região, as comunidades rurais estão sendo atendidas por caminhões-pipas, enviados pelo governo do estado e pelo Exército. De acordo com a meteorologia, somente no fim deste mês deverão chegar no Norte de Minas as chuvas já registradas em Belo Horizonte e outras partes do estado.

O técnico da Emater Reinaldo Nunes de Oliveira observa que as perdas de bovinos aumentaram nos últimos dois meses, quando se intensificaram os problemas com a falta de pasto e água. "O maior problema é que estão morrendo matrizes, o que os pequenos produtores não têm condições de repor", lamenta Nunes de Oliveira.


Fonte: Estado de Minas

Voltar