21/10/2008
Sanidade: Novo foco de estomatite vesicular é registrado no Tocantins

Sanidade: Novo foco de estomatite vesicular é registrado no Tocantins

Último caso foi registrado em 17 de setembro, no município do Paraná.

A Adapec - Agência de Defesa Agropecuária - interditou mais uma propriedade rural em razão de estomatite vesicular. Desta vez os sintomas apareceram em três animais, um bovino e dois eqüinos, da fazenda Boa Vista, em Jaú do Tocantins, município localizado na região Sul do Estado, a 384 km de Palmas. O resultado dos exames laboratoriais saiu nesta segunda-feira, 20, e confirmou novamente estomatite do tipo Indiana.
A interdição da propriedade ocorreu na última quinta-feira, 16, data em que a Adapec recebeu a notificação do produtor e coletou material para análise laboratorial. Além da contenção e isolamento da área, a Adapec irá monitorar as propriedades localizadas num raio de 10 km da fazenda onde houve o foco e fiscalizará o trânsito de animais na região.
O presidente da Adapec, Humberto Camêlo, ressalta que assim como no atendimento ao foco no município de Paranã, todas as medidas previstas no Código Internacional Sanitário dos Animais Terrestres da OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) estão sendo tomadas pela Adapec.
A diretora de Defesa Animal da Adapec, Márcia Helena da Fonseca, lembra que os animais enfermos não serão sacrificados, entretanto, serão monitorados pela Agência até o fim do ciclo da doença. Dos animais susceptíveis à doença, além dos que apresentaram os sintomas, a fazenda conta com 143 bovinos, dois suínos e um eqüino.


Fonte: Portal DBO

Voltar