21/10/2008
Febre aftosa: MS terá novos postos de fiscalização sanitária na fronteira

Serão construídas 11 unidades, em um investimento de R$ 147,3 mil.

Serão instaladas três unidades em Corumbá, duas em Tacuru e um posto em cada um dos seguintes municípios: Amambai, Aral Moreira, Eldorado, Jardim, Paranhos e Ponta Porã. Todo o trabalho será desenvolvido pelas equipes da Secretaria de Estado de Habitação e da Agehab, que adaptaram um projeto já existente às necessidades da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal.
O diretor-presidente da Iagro, Roberto Rachid Bacha, disse que esta segunda etapa da vacinação, iniciada no último dia 20, foi preparada estrategicamente, pois foi antecipada. "A Iagro executa constantemente os trabalhos sanitários na Zona de Alta Vigilância. Como teríamos uma sobreposição de datas, e nos demais municípios teríamos ações de vacinação, especialmente em assentamentos, aldeias indígenas e periferias, decidimos pela antecipação para que não houvesse a sobreposição de datas".
Sobre o risco de prejuízo, Bacha disse que não há prejuízo para os produtores, pois o manejo fica facilitado. "Temos uma estação chuvosa se iniciando. Os possíveis prejuízos que poderiam ter surgido foram todos equacionados, como por exemplo, os leilões que estavam marcados para o período que coincide com a vacinação. Mas não há problema algum, pois os eventos acontecerão e os abates podem ser feitos", esclareceu.
Atualmente, o Estado tem aproximadamente 22 milhões de cabeças. Em breve missões estrangeiras da União Européia, Chile e China deverão visitar o País; duas delas deverão visitar o MS. "Estamos completamente preparados para receber essas missões, pois temos absoluto domínio na execução e na auditoria da sanidade animal bovina", afirmou o diretor-presidente da Iagro.


Fonte: Portal DBO

Voltar