20/10/2008
Exportações uruguaias em queda

As exportações uruguaias de carne têm caído nas últimas semanas, reflexo da escassez de gado, preços recordes pagos pela arroba e do movimento lento no comercio mundial de carne bovina decorrente da crise mundial de credito. As informações são da Scot Consultoria.

Segundo informações do Meat and Livestock Austrália, os exportadores de carne australianos são testemunhas da lenta demanda externa de carne bovina e alguns processadores já relatam suspensão de atividades e concentração de esforços para venda dos produtos estocados.

Comparado ao final de setembro, os preços médios de exportação caíram 33%. O recorde de US$4.668/tonelada de equivalente de carcaça (Tec) caiu para US$3.115/Tec, rompendo a tendência de alta de preços que ocorria desde 2002.

"Os exportadores da América do Sul estão com embarques praticamente enforcados já que seus principais importadores já começam a organizar estratégias para enfrentar o atual cenário econômico", comentam os analistas.

Nas últimas semanas, os importadores da União Européia reduziram os preços das cotas em 30%. Para os produtos chilenos a redução foi ainda maior, chegando a 40%.

Fonte: Grupo Cultivar

Voltar