20/10/2008
Febre aftosa: Detectados três focos no Estado de Monagas, na Venezuela

Foi estabelecida uma quarentena em toda a região afetada, o que pode comprometer o abastecimento de carne e leite.



O setor pecuário do Estado de Monagas, na Venezuela, declarou estado de emergência sanitária ao diagnosticar três focos de febre aftosa no centro produtivo do Estado, segundo uma nota emitida pelo jornal venezuelano "El Nacional. O anúncio dos focos foi feita pelo presidente da Federação dos Pecuaristas, Jose Antonio Coraspe.

Coraspe disse ao "El Nacional" que aproximadamente 200 mil cabeças de gado estão em risco, situação que se agrava pois as autoridades sanitárias ainda não haviam declarado o alerta sanitário. "Muitos produtores não sabiam dos focos e são informados apenas quando vão buscar guias para a circulação de animais, que não estão sendo emitidas", disse o dirigente.

O "El Nacional" menciona que Monagas talvez não seja o único estado em que foram detectados focos da doença e que outros casos foram relatados nos Estados de Guárico, Barinas, Yaracuy, Portuguesa, Bolívar e Táchira. Coraspe acredita que "esta é a mais grave crise de sanitária já vivida pela pecuária venezuelana nos últimos 40 anos, agravada pela diminuição do controle sanitário e pelas importações maciças de gado em pé do Brasil, Colômbia, Argentina, Uruguai , Paraguai e Nicarágua".


Fonte: Portal DBO

Voltar