17/10/2008
Febre aftosa: Rebanho do Piauí será auditado pelo Ministério da Agricultura

Rebanho é estimado em 1,5 milhão de cabeças.

O Piauí vai receber a partir de 1º de novembro, simultaneamente à realização de mais uma campanha de vacinação contra a febre aftosa, uma equipe de técnicos do Ministério da Agricultura (Mapa), que irão avaliar a situação de risco desconhecido do Estado para doença. O objetivo é evoluir o status sanitário atual para a condição de médio risco, igualando-se a outros estados nordestinos.
A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) conclui neste fim de semana um curso intensivo de 140 horas, que será aplicado ao longo de dez dias, destinado à capacitação de 32 médicos veterinários do seu quadro técnico, como um dos pré-requisitos para mudança da condição.
A criação de uma equipe de combate emergencial é, segundo José Antônio Filho, diretor da Adapi, um dos pré-requisitos para que o Piauí retire seu rebanho bovino e bubalino da situação de risco desconhecido para a febre aftosa. Nessa situação encontram-se agora apenas quatro estados nordestinos, já que o Rio Grande do Norte saiu dessa lista.


Fonte: Portal DBO

Voltar