15/10/2008
Bem-estar animal: Principal desafio do setor pecuário é o transporte, aponta Mapa

Tema foi debatido nesta quarta, 15, em Brasília.



"Os consumidores nos países desenvolvidos, que são grandes clientes do Brasil, exigem do governo que a carne servida à mesa tenha recebido tratamento ético na produção. Isso se traduz em boas práticas de bem-estar animal", ressaltou o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, do Ministério da Agricultura (SDC/Mapa), Márcio Portocarrero, nesta quarta, em Brasília, durante workshop sobre Boas Práticas Agropecuárias com Enfoque em Bem-estar Animal.

Portocarrero ressaltou a importância de conhecer o regulamento europeu na área de boas práticas. "Identificamos que é necessário desenvolver um trabalho de convencimento ao setor produtivo que as boas práticas aprimoram o desempenho da propriedade rural e garantem mercados exigentes", enfatizou. Recentemente, técnicos do Mapa visitaram propriedades rurais, entidades de pesquisas e o sistema do controle de transporte de animais na Europa.

De acordo com a chefe da Divisão de Bovideocultura da SDC, Andrea Parrilla, o principal desafio do setor é o transporte. "É primordial que a Embrapa encontre os melhores tipos de veículos com espaçamento necessários para as raças naturalizadas no Brasil, principalmente a Nelore, que representa 80% do nosso rebanho", finalizou.


Fonte: Portal DBO

Voltar