14/10/2008
Sanidade: No Paraná, vacinação contra brucelose vai até 30 de novembro

Ação será promovida na mesma data da 2º etapa da vacinação contra a febre aftosa.



A Secretaria de Abastecimento e do Abastecimento do Paraná (Seab) realiza entre os dias 1º a 30 de novembro a campanha estadual de vacinação contra brucelose. A imunização deve ser feita em fêmeas de três a oito meses. Todos os animais vacinados serão marcados com um "V" no lado esquerdo da cara, seguido do último número do ano de vacinação. Uma única dose de vacina B-19 protege o animal por toda vida útil.

O coordenador da unidade veterinária da Seab, Jaime Scardoelli, lembra que o produtor que não efetuar a aplicação no rebanho pode receber multa de R$ 78 por animal. "A imunização deve ser feita por um médico veterinário, pois a vacina, quando em contato com o ser humano, pode causar problemas à saúde", orienta.

A brucelose é uma zoonose que acomete bovinos, ovelhas, cabras e suínos. A contaminação do homem pode ocorrer por meio do trato direto com os animais, manipulação de fetos abortados e de carcaças durante o abate, ingestão de leite e queijos. Os animais contaminados devem ser sacrificados. Elevado número de abortos ou nascimento de fetos mal formados evidencia o início da doença na propriedade. Repetição de cio, retenção da placenta, e inflamação dos testículos (orquite) também são sinais do problema.


Fonte: Portal DBO

Voltar