13/10/2008
Boi pirata": No Pará, fiscais vão revisitar as fazendas na Terra do Meio

Cerca de 10 mil cabeças ainda são mantidas na estação ecológica.


Fiscais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) começarão na próxima semana a revisitar as fazendas instaladas no interior da Estação Ecológica da Terra do Meio (PA) para verificar se há ainda criação ilegal de gado na unidade de conservação. A informação é do coordenador de Proteção Ambiental do instituto, Paulo Carneiro.
Após a Operação Boi Pirata, deflagrada em junho pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), cerca de três mil cabeças foram vendidas em leilão e a Justiça determinou que todos os proprietários de fazendas na região retirassem os rebanhos da área até setembro. O Ministério Público Federal no Pará pediu o levantamento ao ICMBio para que, em caso de descumprimento, a Justiça determine a apreensão imediata e um novo leilão para venda dos chamandos "bois piratas".
A equipe permanente de dez agentes de fiscalização do ICMBio e Ibama será reforçada para o levantamento, adiantou Carneiro. Policiais militares do estado garantirão a segurança dos fiscais nas vistorias. "Duas aeronaves do Ibama serão utilizadas também", acrescentou. As informações são da Agência Brasil.
.form { width: 300px; display: block; }
Comentários dos leitores


Fonte: Portal DBO

Voltar