8/10/2008
Preços acumulam queda de 20% em quatro meses, dizem pecuaristas

O preço do litro do leite pago ao produtor pelos laticínios vem caindo desde maio. A redução já chega a 20%, segundo os produtores. Para a assessora da comissão do leite da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Maria Silvia Digiovani, a expectativa para o último trimestre do ano é que a tabela pelo menos se estabilize. A esperança de alta nos preços é vaga, principalmente porque começou em setembro e se estende até novembro o período de safra dos grandes produtores brasileiros, como os mineiros, aumentando ainda mais a oferta.
A queda nos preços em 2008 se explica pelos bons resultados do ano passado no setor. Os donos de rebanhos leiteiros, embalados pelos lucros de 2007, aumentaram a produção. De janeiro a junho, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a captação foi 16,6% maior no período no Paraná. No Rio Grande do Sul, o crescimento foi de 14,6% e, em Santa Catarina, alcançou a maior alta, com 17,8%. Maria Silvia explica que a média de aumento de consumo anual gira em torno de 4%. “Se aumentamos 16% em metade de um ano, como vamos resolver isso, se o consumo não cresceu?”, questiona.
Saiba mais Leite barato leva vacas holandesas ao frigorífico
Seguindo a lei da oferta e da procura, os preços caíram diante do excesso de alimento no mercado interno. A solução aparente, segundo Maria Silvia, seria a exportação, mas a oferta do produto também está em ascensão no mercado internacional e, além disso, o Brasil ainda engatinha quando o assunto é exportação de leite. “O país registrou um salto inimaginável na exportação do leite entre os anos de 2000 e 2008, mas ainda é muito pouco, o mercado internacional ainda é muito desconfiado”, relata.
O momento é preocupante, reforça o médico veterinário da Secretaria de Estado de Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab) Fábio Mezzadri, porque não haveria previsão de crescimento nas relações exteriores. Os países europeus, comenta, já estão com os mercados aquecidos por conta das exportações.
O Paraná hoje é o terceiro maior produtor de leite no cenário brasileiro, com 10,3% do mercado, perdendo apenas para Goiás (2º lugar com 10,8%) e Minas Gerais (1º lugar com 28,1%). Das 9,7 milhões de cabeças de gado do estado, 2,5 milhões são leiteiras. A produção brasileira de leite em 2006, segundo o IBGE, foi de 2,7 bilhões de litros.


Fonte: Gazeta do Povo

Voltar