2/10/2008
Carne bovina: Missão chilena vem ao País para inspecionar plantas frigoríficas

Visita dos técnicos do Chile acontece neste mês de outubro.

As empresas que desejam se habilitar à exportação de produtos agropecuários para o Chile devem cumprir os requisitos descritos na Circular nº 444/2006, da Coordenação-Geral de Programas Especiais, do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA). Uma missão chilena vai avaliar o sistema de defesa agropecuária nacional e inspecionar plantas frigoríficas de carne bovina ainda este mês, informa o Ministério da Agricultura.
"As negociações e as ações da SDA para acesso a este e a outros mercados são baseadas na transparência e os critérios para habilitação de plantas são publicados pelo Dipoa", esclarece o secretário de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz. Segundo ele, os estabelecimentos fiscalizados pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF) podem ser credenciados ao comércio internacional pelo sistema "pre-listing" ou auditados por missões técnicas dos países importadores.
Entre as exigências estão a implementação do Programa de Análise de Perigo e Pontos Críticos de Controle (APPCC), dos Procedimentos Padrão de Higiene Operacional (PPOH), de Boas Práticas de Fabricação (BPF) e de testes microbiológicos para avaliação dos processos de produção. A circular que dispõe sobre os requisitos está disponível no site www.agricultura.gov.br.


Fonte: Portal DBO

Voltar