30/9/2008
Ceará realiza segunda etapa de vacinação contra aftosa

A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa começa na quarta-feira (1º/10) no Ceará. Todos os bovinos e bubalinos deverão ser imunizados até o dia 31 de outubro. A Superintendência Federal de Agricultura (SFA/CE) acompanhará as caravanas da Secretaria Estadual de Agricultura, que passarão por oito municípios representando cada região do estado. As caravanas prestarão atendimento nos postos da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceara (Adagri) e informarão os criadores sobre o perigo da doença e a importância da vacinação.
A primeira parada é Quixeramobim, no dia 9; os moradores de Beberibe serão conscientizados sobre a vacinação no dia 10; no dia 14, é a vez de Baturité; em Jaguaribe, a caravana chega no dia 16; em Icó, no dia 17; os criadores de Granja deverão comparecer ao posto do Adagri dia 21; assim como os de Ipaporanga no dia 23 e os de Reriutaba, no dia 24.
O Ceará quer aumentar o índice de vacinação e avançar para o nível de status sanitário de zona de médio risco para a febre aftosa. Na primeira etapa de vacinação deste ano, que ocorreu em abril e maio, a cobertura vacinal foi de 90,3%. Na segunda fase de 2007, foi atingida a marca de 89,75%.
De acordo com a chefe do Serviço de Defesa Agropecuária da SFA/CE, Normacilda Colares, a imunização beneficia os produtores e o estado. “Poderemos sair do status de risco desconhecido para febre aftosa e ficará mais fácil para o Ceará ter seus animais transitando para outros estados e exportados para outros países”, ressaltou.
O produtor tem até 10 dias, após o término da campanha, para informar que vacinou o rebanho. Para isso, basta comparecer à unidade da Adagri mais próxima e apresentar a nota fiscal das vacinas. Quem não comprovar a vacinação, fica impedido de realizar o trânsito dos animais para outros estados.

Fonte: Araucária Genética Bovina

Voltar