26/9/2008
Carne bovina: Coréia do Sul libera importação de mais 18 frigoríficos dos EUA

Com a nova aprovação, 47 plantas estão autorizadas a embarcar seus produtos para o país asiático.
Estados Unidos e Coréia fecharam em julho um acordo para retomar o comércio de carne entre os dois países, com a liberação inicial de 29 processadoras americanas.
O acordo foi alcançado apesar da mudança de postura da Coréia em relação a um acerto anterior, pelo qual os EUA poderiam embarcar carne de animais mais velhos. Em vez disso, os coreanos aceitaram importar apenas carne de animais novos, com menos de 30 meses - nascidos após a proibição do uso de farinha animal nas rações. O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) acabou aceitando os novos termos.
A Coréia do Sul suspendeu as importações de carne bovina dos EUA em dezembro de 2003, quando o primeiro foco da "doença da vaca louca" (encefalopatia espongiforme bovina) foi descoberto no país. O embargo foi parcialmente suspenso em 2006, com a liberação de cortes sem osso e de animais com menos de 30 meses. Contudo, sucessivos embates sobre a presença de fragmentos ósseos nos embarques acabaram fechando novamente o comércio. Pelo novo acordo, a Coréia mantém a restrição de idade, mas aceita importar carnes com ossos.

Fonte: Portal DBO

Voltar