24/2/2006
Expodireto ganha força em 2006


As incertezas e dificuldades dos produtores, certamente, serão debatidas durante a feira e encaminhadas ao governo federal para que ocorram mudanças necessárias na política agrícola de nosso país.

Para o presidente da Abiec, Marcus Vinicius Pratini de Moraes, que fez uma palestra sobre as tendências do agronegócio para 2006, o setor tem uma importância que muitas vezes não é reconhecida. O agronegócio brasileiro tem que ser mais respeitado e é isso que deve ser mostrado em eventos como a Expodireto. Ele gera saldo na balança comercial e estimula o crescimento do país. Pratini de Moraes destacou que existe um horizonte muito positivo para o Brasil. Paralelo a este fator, temos também um cenário conjuntural preocupante e que pode ser mudado a partir de dois enfoques principais: o marketing e um maior rigor na fiscalização das normas sanitárias. O Brasil é a última fronteira agrícola do mundo. O estoque de terra potencial para a agricultura é de mais de 90 milhões de hectares e é preciso aproveitar esse fator, disse Pratini de Moraes.

A Expodireto Cotrijal 2006 acontece de 13 a 17 de março, em Não-Me-Toque. Em 84 hectares, mais de 280 expositores vão apresentar produtos e serviços direcionados para todos os tipos de propriedade. Entre os destaques está o setor florestal. Empresas, em parceria com a CaixaRS, promoverão palestras para demonstrar aos produtores como a silvicultura pode se constituir em uma nova fonte de renda. Os projetos ligados à área têm opção de financiamento através do Proflora, que abre crédito de R$ 30 milhões, com prazo de amortização de até 12 anos e carência máxima de oito anos. A meta da CaixaRS é fomentar o plantio de 120 mil hectares de novas florestas comerciais ainda este ano.

A solenidade de lançamento da Expodireto Cotrijal será tema de programa especial transmitido hoje pela TV2 Guaíba a partir das 22h30min. A apresentação é da jornalista Luciana Bueno. (fonte: Correio do Povo)


Fonte: Clube do Fazendeiro

Voltar