24/9/2008
Preço médio da carne exportada aumenta 38%

Nos primeiros oito meses de 2008, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o preço médio da carne bovina exportada pelo Brasil aumentou quase 38% em comparação ao mesmo período de 2007. As informações são da Scot Consultoria.

A valorização é resultado do aumento da demanda mundial e de limitações em termos de produção e/ou vendas enfrentadas por grandes participantes (players) do mercado. Além do mais, com o aumento dos preços do boi gordo no mercado interno, mais a valorização da moeda nacional, os frigoríficos “forçaram” um pouco o repasse de preços para a carne, na tentativa de manter as margens de comercialização.

"Mas o aumento dos preços da carne bovina exportada poderia ter sido muito maior caso a União Européia (UE) estivesse comprando normalmente. Além de exigir qualidade, os europeus, no que diz respeito à carne in natura, compram quase que exclusivamente cortes nobres, o que influencia positivamente os preços", afirmam os analistas.

Em 2006 e 2007, o preço da carne exportada para a União Européia ficou 45% acima da média. Em 2008, porém, com as restrições à carne in natura, aumentou a venda de industrializada para a UE, afetando negativamente o preço médio.

"Caso a proporção de 2006 e 2007 tivesse se mantido em 2008, o valor médio da carne bovina exportada para a União Européia seria de US$3.168,00/tec", opinam.


Fonte: Scot Consultoria

Voltar