23/9/2008
Inspeção: Atuação em frigoríficos garante qualidade da carne mineira

Outro ponto de ação é a questão ambiental.

O Instituto Mineiro de Agropecuária (Ima) está realizando inspeções permanentes nos 47 frigoríficos de bovinos, aves e suínos registrados no órgão. A atividade é uma das metas do Projeto Estruturador Certifica Minas, gerenciado pelo órgão e prevê, entre outros, a ampliação da estrutura de inspeção e fiscalização de produtos de origem animal.
Inspeção permanente consiste na presença de pelo menos um médico veterinário e de um fiscal assistente agropecuário no local durante todo o tempo de funcionamento do frigorífico. Dependendo do porte do estabelecimento, esse número pode ser maior. É feito o trabalho de inspeção do ambiente de abate e dos animais, avaliando as condições de higiene das instalações do estabelecimento e dos equipamentos, além do acompanhamento do processo de abate dos animais para a garantia de um produto sem risco sanitário.
Para o diretor-geral do IMA e gerente do Certifica Minas, Altino Rodrigues Neto, a medida reflete a preocupação do Governo de Minas com a sanidade agropecuária e segurança alimentar. "O trabalho de inspeção é de extrema importância, pelo fato de buscar evitar irregularidades nos estabelecimentos, possibilitando ao consumidor mineiro o acesso à produtos cárneos com qualidade garantida", afirmou.
Apesar da fiscalização do meio ambiente não ser responsabilidade direta do Ima, o Instituto atua para que estabelecimentos de produtos de origem animal estejam adequados, junto ao órgão responsável pela proteção ambiental, quanto à destinação correta dos dejetos oriundos de sua produção industrial, evitando a contaminação de rios e dos solos.


Fonte: Portal DBO

Voltar