18/9/2008
Curso de extensão Sistema Integrado de Gestão aplicado ao setor agropecuário, na Unesp/Botucatu, forma primeira turma

Terminou no último sábado, dia 13 de setembro, a primeira edição do curso de extensão universitária “Sistema Integrado de Gestão aplicado ao setor agropecuário: normas de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança do trabalho e responsabilidade sócio-ambiental”, oferecido pela Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, campus de Botucatu.
O curso, com carga horária de 36 horas e direcionado a alunos de graduação, pós-graduação e profissionais do setor agropecuário, difundiu e atualizou conhecimentos e técnicas de trabalho, baseados nas normas ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e NBR 16001, de planejamento, execução, verificação e ação com vistas à conformidade da qualidade, ambiental, de saúde e segurança do trabalho, bem como, de responsabilidade social das empresas do setor agropecuário.
Segundo o professor Luis César Ribas, do Departamento de Gestão e Tecnologia Agroindustrial, a participação no curso enriqueceu a formação dos participantes e pode vir a abrir oportunidades profissionais. “São temas atuais e muito importantes para os setores florestal e agropecuário. Alguns participantes até já conseguiram estágios na área. A participação no Grupo de Estudos e Projetos em Sistema Integrado de Gestão (GEP-SIG) fez a diferença”. O GEP-SIG é formado por alunos de graduação e pós-graduação da FCA e coordenou a realização do curso.
O tecnólogo Carlos Fasolim Júnior, diretor-presidente da Fasolim Consultorias em Sistema de Gestão, foi o facilitador do curso de extensão e ressaltou a importância do tema na atualidade. “É importante disseminar as normas de gestão, não apenas com relação às certificações de produtos, mas também pela importância das empresas do ramo agropecuário, onde os alunos vão atuar, buscarem uma gestão de qualidade, com atenção ao meio ambiente e à saúde ocupacional de seus funcionários”.
Fasolim afirma que uma empresa organizada, atenta às normas de qualidade, pode fazer a diferença no mercado, principalmente na área agropecuária. “A empresa que trabalha corretamente pode consegue responder os problemas, analisar desempenho, atender os clientes, evitar multas e poluição, além de promover o uso correto dos recursos naturais”.
O Curso “Sistema Integrado de Gestão aplicado ao setor agropecuário” teve apoio institucional da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA); Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf) e Comissão do Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil, subsecção de Botucatu.


Fonte: Unesp/ Botucatu

Voltar