17/9/2008
União Européia: Brasil habilita 46 novas fazendas para exportação

Maior incremento foi em Goiás, que habilitou 19 fazendas e possui agora 52 propriedades certificadas.

A lista de fazendas brasileiras habilitadas a exportar carne bovina para a União Européia foi atualizada pela Comunidade Européia. De acordo com a nova atualização, 46 fazendas foram inseridas na lista, que agora conta com 296 propriedades auditadas e certificadas pelo governo brasileiro, dentro dos critérios estabelecidos pelo bloco europeu. O aumento no número de fazendas representa um incremento de 18,4% em comparação com o último dado, divulgado na semana passada.
O Estado que obteve o maior incremento foi Goiás, que habilitou 19 novas fazendas e conta agora com 52 propriedades certificadas. Em segundo lugar está Minas Gerais, que obteve o reconhecimento de 13 fazendas e tem 161 propriedades aptas à exportar. O Estado de Mato Grosso habilitou na última semana 10 novas fazendas, elevando para 46 propriedades.
Em ritmo mais lento, São Paulo incluiu na lista duas novas propriedades e agora conta com 3 fazendas certificadas, mas ainda está muito atrás do Espírito Santo, que habilitou uma propriedade nesta semana e possui atualmente 16 fazendas certificadas. O Rio Grande do Sul foi o único Estado a não ampliar o número de fazendas e conta com as mesmas 18 fazendas da semana passada.
Com a atualização dessa semana, Minas Gerais possui 54,4% das propriedades certificadas a exportar para a União Européia, mas vem perdendo espaço. Na semana passada, o Estado representava 59,2% das propriedades certificadas. Entre os Estados que ampliaram são participação estão Goiás, que elevou de 13,2% para 17,6% sua fatia no número de propriedades, Mato Grosso, que passou de 14,4% para 15,5% e São Paulo, que ampliou de 0,4% na semana passada para 1% nesta semana. As informações são da Agência Estado



Fonte: Portal DBO

Voltar