12/9/2008
Encontro definirá ações de recuperação de áreas de pastagens degradadas

A recuperação de áreas degradadas e o incentivo à produção sustentável do agronegócio serão abordados na 10ª reunião da Comissão de Desenvolvimento Pecuário para América Latina e Caribe (Codegalac). O evento acontecerá, de 17 a 19 de setembro, na unidade de Recursos Humanos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no Setor de Indústria e Abastecimento, em Brasília. Participarão especialistas de nove países membros da comissão, entre eles o Brasil.

Segundo o Escritório de Representação das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) no Brasil, um dos objetivos da reunião é promover a troca de experiências em pesquisas relacionadas à recuperação de áreas degradadas pela pecuária. Isso permitirá aos técnicos do setor aplicar, em solo brasileiro, os projetos de maior sucesso. O evento é promovido pela FAO em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A preocupação dos especialistas é evitar que as culturas e pastagens avancem em áreas de floresta. Dados do Mapa estimam que existem, no Brasil, cerca de 70 milhões de hectares de pastagens degradadas.

Para reverter esse quadro, os especialistas traçarão, durante o encontro, estratégias de incentivo regional para recuperação das áreas degradadas e definirão critérios de avaliação da sustentabilidade dos recursos naturais em pecuária e sistemas integrados lavoura-pecuária-silvicultura. Também estabelecerão indicadores de avaliação dos impactos das tecnologias disponíveis.

Codegalac - Criada pela FAO, em 1987, a comissão tem o objetivo de estabelecer diálogos com governos de diversos países sobre seus programas para o desenvolvimento da pecuária da região, com a participação do setor privado.


Fonte: Portal ACNB

Voltar