2/9/2008
Carne bovina: Regras para distribuição da Cota Hilton deve sair nesta semana

O Brasil tem direito a um volume de 5 mil toneladas anuais.

O Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC) deve soltar, nesta semana, portaria que trata das regras para a distribuição da Cota Hilton para os frigoríficos exportadores de carne bovina, informa o Valor Econômico. Os exportadores vinham se queixando que, apesar de o ano-cota 2008/2009 (de 1º de julho a 30 de junho) já ter começado, o MDIC ainda não havia distribuído as cotas às empresas. Para os exportadores, o atraso no repasse da cota prejudica o setor.
O atraso na distribuição das cotas tem incomodado os frigoríficos porque no último ano-cota, o 2007/2008, que terminou em 30 de junho, as empresas já não conseguiram preencher o volume em decorrência de restrições impostas pela UE à carne bovina brasileira desde o início deste ano: das 5 mil toneladas, apenas 49,62% da cota foram utilizadas.
Abrafrigo protesta - A perspectiva de elevação da Cota Hilton de 5 mil toneladas para 47,5 mil toneladas levou a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) a divulgar, na sexta-feira, 29 de agosto, uma nota contestando os critérios de rateio do benefício.
No documento, a entidade solicita a autoridades brasileiras um sistema "mais justo e democrático, de forma a contemplar todas as empresas habilitadas". "Atualmente, das 5 mil toneladas a que o Brasil tem direito, cada planta industrial com SIF detém cerca de 24 toneladas, somando, em média, 1.000 toneladas. O restante (4 mil) é dividido conforme as exportações medidas em dólares do ano anterior", relata a nota da Abrafrigo. Para a entidade, este rateio "privilegia somente os grandes frigoríficos bovinos brasileiros". As informações são do Correio do Povo.


Fonte: Portal DBO

Voltar