28/8/2008
Cai o volume de gado confinado nos Estados Unidos

Segundo reportagem do Meat and Livestock Austrália (MLA), citando informações do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o número de bovinos confinados nos EUA, no início deste mês de agosto, estava em 9,869 milhões de cabeças. O menor patamar desde agosto de 2004.

Os custos de produção, com especial destaque para o aumento dos preços do milho, têm desestimulado os confinadores locais.

Aliás, praticamente todos os grandes players de mercado atravessam um período de retração da produção e/ou de dificuldades de venda. Na Austrália, de acordo com o próprio MLA, a produção deverá recuar em 2009, reflexo de secas severas e da redução de investimentos. Nos EUA, como comentado, o confinamento está em baixa. O Brasil, por sua vez, colhe os frutos do descarte de matrizes e redução de investimentos entre 2002 e 2006. Já na Argentina, tem-se o auto-embargo imposto pelo governo.

Na outra ponta, apesar da redução do ritmo de crescimento da economia global (efeito da crise dos EUA e da volta da inflação), o consumo mundial de carne bovina segue em alta. O cenário, portanto, favorece o aumento dos preços internacionais.


Fonte: Scot Consultoria

Voltar