26/8/2008
Rastreabilidade: Pecuaristas de Santa Catarina reclamam da falta de brincos

SC é o único Estado brasileiro que possui o seu próprio sistema de identificação.

Problemas na identificação do gado catarinense estariam comprometendo boa parte dos cerca de 180 mil criadores em Santa Catarina. O alerta é da Federação da Agricultura do Estado de SC (Faesc); o presidente da entidade, José Zeferino Pedrozo, diz ter sido informado por vários pecuaristas que, em alguns escritórios da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de SC (Cidasc), os brincos de identificação dos animais estão em falta.
Em outros, a estatal estaria com estrutura deficitária para atender à demanda. Um terceiro problema seria o fato de o Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina (Sisbov), onde devem ser registrados os animais destinados à exportação, não reconhecer o sistema catarinense. A partir de 1º de outubro, todo gado catarinense precisará do brinco para poder transitar pelo Estado; os que não tiverem a identificação deverão ser abatidos.
A identificação de todos os cerca de quatro milhões de bovinos em Santa Catarina é uma exigência principalmente dos países da Europa, em especial a Itália, para importarem animais vivos. Todas as propriedades devem ser cadastradas, e cada animal recebe um brinco de identificação oficial do Estado, com características visuais e eletrônicas e registrado junto à Cidasc e ao Ministério da Agricultura. As informações são do Diário Catarinense


Fonte: Portal DBO

Voltar