25/8/2008
Insumos: Preços na pecuária seguem em disparada

Segundo o Cepea-USP, jamais o ritmo de aumento foi tão intenso como o que está sendo visto em 2008.

Análise do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da Universidade de São Paulo, aponta que, pelo quarto mês consecutivo, alguns dos principais insumos da produção pecuária, como o sal mineral, bezerros para compra e sementes forrageiras, registraram fortes valorizações. A suplementação mineral, principal influenciador das elevações dos custos, teve valorização de 7,1% apenas de março para abril, acumulando alta anual de quase 60% - na média Brasil.
Só no estado de Mato Grosso, a alta mensal chegou a 25,8%. Em abril, a alta dos minerais também foi significativa no Rio Grande do Sul e no Paraná, que tiveram reajustes de 12% e de 8,1%, respectivamente. Entre os dez estados desta pesquisa, as maiores valorizações do sal mineral no acumulado de 2008 foram observadas em Mato Grosso, de 81,8%, e no Pará, de 73,3%.
Alta do bezerro e sementes - De março a abril deste ano, a compra de bezerros também encareceu : alta de 5,27%, na média Brasil. No ano, a valorização da reposição é de 14,21%. Em abril, as maiores altas foram observadas em Tocantins (8,8%), São Paulo (8,3%), Minas Gerais (7,3%) e Goiás (7%). A maior valorização no acumulado do ano foi registrada no Rio Grande do Sul, onde a reposição já subiu 23,7%.
Para as sementes forrageiras, o aumento médio de março para abril foi de 2,38%. No Rio Grande do Sul e no Paraná, a comercialização das sementes para as pastagens de inverno começou e, com ela, a valorização desse produto - no estado gaúcho, a alta foi de 15,6%, e no paranaense, de 13,3%. No RS, o plantio de aveia para o pastejo no período de inverno é muito comum.
Os aumentos dos adubos e corretivos também não cessaram. Na média ponderada da pesquisa, a alta de abril foi de 6,1% e a anual, de 18,8%. Os estados do Rio Grande do Sul e de São Paulo registraram as maiores valorizações de 2008, de 32,5% e de 31,3%, respectivamente, aponta o Cepea-USP.


Fonte: Portal DBO

Voltar