23/2/2006
Chile descarta reabertura à carne brasileira

O Serviço Agrícola e de Criação de Gado (SAG) do Chile descartou nesta quarta-feira o reinício imediato das importações de carne bovina brasileira. O Brasil "apresenta o mesmo nível de risco que em outubro", afirmou o diretor do SAG, Francisco Bahamonde, diante das informações de que as importações seriam reiniciadas em breve a partir de estados livres do contágio.

Bahamondes disse, em entrevista à rádio Cooperativa, que a suspensão da importação da carne brasileira é fruto da falta de garantias de que não acontece transporte de animais de áreas infectadas para localidades livres da doença.

As autoridades brasileiras haviam pedido ao Chile que autorizasse as importações provenientes de SC e do RS. "Lá existem menos complicadores, porém é necessário realizar uma análise de risco", declarou Bahamonde. Segundo ele, "uma delegação de inspetores viajará para os estados brasileiros para verificar os dados apenas se o relatório for aceito sem objeções". A notícia é do Estado de S. Paulo, com informações da EFE.



Fonte: Beef Point

Voltar