20/8/2008
União Européia: Em MG, já são 94 propriedades habilitadas

Auditorias realizadas pelo IMA autorizam mais fazendas mineiras a comercializar carne bovina ao bloco europeu.

Desde maio, Minas Gerais contabiliza vistorias em 195 propriedades, das quais 151 atenderam às condições impostas pelo bloco. As auditorias de conformidade, realizadas pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e pelo Ministério da Agricultura (Mapa), validam os procedimentos previstos na Instrução Normativa nº 17, do Mapa. Cada propriedade leva, em média, de um a dois dias para ser auditada; são conferidas a quantidade e a identificação dos animais, as Guias de Trânsito Animal (GTA), brincos, o uso de produtos veterinários, entre outros.
Segundo o diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, as auditorias deverão ser realizadas de maneira constante pelo menos até 2011, tornando aptas 800 propriedades. Por outro lado, os produtores estão demonstrando interesse durante as auditorias e o resultado pode ser sentido no bolso: a arroba do gado rastreado foi negociada a R$ 105 em MG, enquanto o não rastreado sai por R$ 85.
A rastreabilidade é uma das prioridades do governo estadual e está incluída no projeto Certifica Minas, que é gerenciado pelo IMA. No próximo dia 25, mais 16 fiscais do instituto serão treinados para integrar as equipes de auditoria. Assim como o último curso, este também acontece em Brasília e contará com aulas teóricas e práticas.


Fonte: Portal DBO

Voltar