18/8/2008
Indústria: Grandes frigoríficos são denunciados por dumping

Segundo a Abrafrigo, as empresas estariam vendendo a carne bovina no mercado por preços até 10% menores.

"Além da escassez de boi gordo para o abate que se verifica em praticamente todos os estados brasileiros e está levando ao fechamento e a concessão de férias coletivas em muitas unidades, os pequenos e médios frigoríficos brasileiros estão se defrontando com uma estratégia de dumping por parte dos grandes frigoríficos para asfixiar e eliminar a concorrência no setor", disse o presidente da Associação Brasileira de Frigoríficos, Péricles Salazar, à "Folha de Londrina".
Segundo ele, as grandes empresas "estão fazendo isso com dinheiro do governo porque tomam recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômicos e Social) para subsidiar seus prejuízos". A concorrência desleal está, ainda de acordo com Péricles, levando muitos frigoríficos de pequeno e médio portes a fecharem as portas ou a serem incorporados ou vendidos,"aumentando a concentração no setor e diminuindo a concorrência". A Abrafrigo pretende levar a denúncia para o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e para a presidência do BNDES.
No Paraná, a prática já promoveu o fechamento de um frigorífico e outros dois estariam na iminência de encerrar as atividades. O presidente da Abrafrigo disse que o problema vem ocorrendo há um mês. "Quando os pequenos e médios frigoríficos fecharem as portas, o produtor vai ficar à mercê de meia dúzia de empresas", declarou. Ele preferiu não revelar o nome nem o número de frigoríficos que estariam praticando esta prática predatória. Hoje, o Brasil conta com um total de 750 frigoríficos com inspeção federal (SIF).


Fonte: Portal DBO

Voltar