13/8/2008
Leilões ofertam animais testados geneticamente na Expogenética 2008

Cinco leilões estão programados para a primeira edição da ExpoGenética, evento que reunirá os principais programas de melhoramento genético de bovinos do País para discutir os novos rumos da genética zebuína. Os pregões têm como diferencial o fato de ofertarem apenas animais avaliados geneticamente, capazes de transmitir ao rebanho do comprador características como precocidade produtiva, bom acabamento de carcaça e maior produção de leite.

Para o criador Luciano Borges, proprietário do Rancho da Matinha, o mercado tem exigido animais precoces como forma de garantir maior produtividade e custos menores de produção. “Há 10 anos estamos trabalhando especificamente a característica de precocidade reprodutiva. Conseguimos nesse período encurtar em um ano o ciclo de produção. Nossas novilhas ficam prenhas entre 15 e 16 meses de idade contra a média nacional de 24 a 27 meses”, diz o pecuarista. Segundo ele, houve uma queda na idade do primeiro parto, que passou de três para dois anos, em decorrência da seleção focada na precocidade.

Parte dos touros selecionados pelo criador estará à venda durante a ExpoGenética. Borges realiza no dia 17 de agosto o Leilão Touros de Uberaba, às 14h, no Rancho da Matinha. Serão ofertados 204 touros nelore Puro de Origem. O evento abre o calendário de leilões da ExpoGenética. Segundo o pecuarista, 72% das irmãs dos reprodutores que serão leiloados ficaram prenhas antes dos 17 meses de idade. Esta não será a primeira edição do leilão, mas Borges acredita que o fato do evento ocorrer dentro da ExpoGenética permitirá que um número maior de criadores tenha acesso a animais provados.

Outro leilão que acontece na ExpoGenética é o Naviraí Camparino. Marcado para o dia 24 de agosto, às 14h, na Leilopec, o evento também ofertará somente animais participantes de programa de melhoramento genético. Serão touros das raças nelore, nelore mocha, guzerá e brahman. Pela primeira vez a Chácara Naviraí vai ofertar fêmeas em um pregão. Serão novilhas nelore padrão e mocha com prenhez positiva, irmãs dos touros à venda. A propriedade seleciona zebuínos há 43 anos e participa de programa de melhoramento genético. O titular da Naviraí, o pecuarista Cláudio Sabino, é um dos fundadores da Associação Nacional dos Criadores e Pesquisadores (ANCP), que tem como presidente o professor da USP Raysildo Lobo. “Decidimos realizar a edição deste ano do leilão Naviraí Camparino dentro da ExpoGenética porque a feira estará discutindo o que sempre trabalhamos: uma seleção capaz de garantir o melhoramento genético do rebanho”, diz Ronny Basílio, responsável pela parte administrativa da Naviraí.

A ExpoGenética, organizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), está programada para o período de 18 a 22 de agosto no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG).

Confira os outros leilões da ExpoGenética:

1º Leilão Virtual Pioneiros (organização do pecuarista Joaquim José da Costa Noronha - Kinkão), dia 19 de agosto, 20h, Tatersal ABCZ

Leilão Paint Virtual (organização da Lagoa da Serra), dia 20 de agosto, 20h, Tatersal ABCZ

Megaleilão de Touros Provados (organização ABCZ), dia 22 de agosto, 13h, Leilopec.



Fonte: ABCZ

Voltar