12/8/2008
Exposições: Definidas novas regras do Código de Ética dos jurados da ABCZ

Reunião foi realizada nesta segunda (11) na sede da ABCZ, em Uberaba, MG.

O novo código foi avaliado e homologado pelo presidente da ABCZ, José Olavo Borges Mendes, os diretores da entidade Celso de Barros Correia Filho e Luiz Cláudio de Souza Paranhos Ferreira e por seis dos sete integrantes que compõem a comissão que representa os jurados: Irineu Gonçalves Filho, Luiz Martins Bonilha Neto, Célio Arantes Hein, Ivo Ferreira leite, Marcelo Ricardo de Toledo e Wiliam Koury Filho.
Dentre as novas definições do código está a que impede o jurado de dar assistência técnica e/ou comercializar animais de qualquer raça zebuína em leilões oficializados de feiras nas quais os mesmos participem como jurados. De acordo com o diretor Técnico da ABCZ, Celso de Barros Correia Filho, o jurado que infringir esta norma será suspenso por seis meses e, caso haja reincidência, não poderá participar mais de julgamentos. Os organizadores das exposições também poderão ser punidos com a suspensão de 50% dos pontos do ranking da exposição no ano seguinte.
Uma nova reunião foi agendada para a Expoinel 2008, envolvendo a ABCZ, a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e a comissão dos jurados. Dessa vez, os criadores serão convidados a participar e dar sugestões sobre os critérios de julgamento das raças zebuínas.


Fonte: Portal DBO

Voltar