7/8/2008
Gado em pé: ABCZ e ACNB selam pacto contra frigoríficos

Entidades decidem promover uma campanha para a manutenção e abertura de mercados para o boi vivo.

Em reunião realizada nesta terça-feira, 5, entre os presidentes da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), foi acertada uma mobilização em favor da exportação de gado em pé e a busca de apoio dos representantes dos produtores no Congresso Nacional. Recentemente, as indústrias frigoríficas e do couro encaminharam à Receita Federal proposta de sobretaxa para exportação de animais vivos.
Segundo o presidente da ABCZ, José Olavo Borges Mendes, "é inadmissível qualquer tipo de imposto que venha prejudicar as exportações desses animais". Para José Olavo, a alta dos insumos e, agora, a movimentação dos frigoríficos em torno da criação de taxas de exportação do boi em pé causam arrepios aos criadores. "A verdade é que a indústria está querendo uma reserva de mercado. Os produtores precisam unir esforços para impedir esse absurdo", ressalta.
Vilemondes Garcia de Andrade Filho, presidente da ACNB, declarou que é um grande equívoco da Abrafrigo e do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) a sugestão para a Receita Federal de criar uma taxa para exportação de boi vivo. "O produtor brasileiro, que ouviu todos estes anos da indústria frigorífica que o mercado é quem determinava o preço da arroba do boi, se surpreende agora com os representantes dos frigoríficos querendo a qualquer custo mantê-los cativos de suas vontades, tentando impedir que estes procurem melhores alternativas de mercado", afirmou.
Na visão do presidente da ACNB, a situação criaria um precedente de interferência governamental na aplicação de uma taxação que, no futuro, poderia ser utilizada pelo governo contra suas próprias exportações de carne, a exemplo dos acontecimentos ocorridos na Argentina onde o governo, para segurar os preços no mercado interno, limitou a exportação de carne e taxou exportações de produtos agrícolas.


Fonte: Portal DBO

Voltar