1/8/2008
Abatedouro clandestino é embargado na RMC (PR)

Uma equipe formada por fiscais do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e integrantes do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde embargaram um abatedouro clandestino que funcionava em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. Segundo fiscais do IAP, eram abatidos de três a cinco bois por dia no empreendimento que não possuía licença ambiental e ainda estava poluindo um rio próximo ao local com o despejo do líquido resultante da lavagem das carcaças. O embargo ocorreu na quarta e foi divulgado ontem.
Além do embargo, medida que paralisa as atividades do empreendimento, o proprietário também será autuado pelas irregularidades. ""Ele foi notificado a comparecer ao escritório regional do IAP em Curitiba, onde a multa será lavrada de acordo com a novo decreto regulamentando a Lei de Crimes Ambientais, assinado no último dia 22 pelo presidente Lula, que tornou mais alto o valor das autuações referentes à crimes contra a natureza"", explicou o fiscal do IAP, Joel Moreira, à Agência Estadual de Notícias. A carne apreendida foi encaminhada para avaliação na Vigilância Sanitária do município.
O abatedouro clandestino foi denunciado através do Disque-Denúncia (0800-643-0304), canal de comunicação criado pelo governo do Estado para receber denúncias de tráficos de animais silvestres, incêndio, cortes de árvores, qualquer tipo de poluição ou danos contra o meio ambiente. A ligação é gratuita e as informações fornecidas são mantidas em sigilo.

Fonte: Agrolink

Voltar