1/8/2008
Criadores visam retomar exportações a mais de 150 países

O reconhecimento de Mato Grosso do Sul como área livre de febre aftosa com vacinação anunciado oficialmente hoje pela OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) colocou em comemoração os criadores do Estado, que acreditam até na ampliação do mercado produtor de carnes.
“A notícia é maravilhosa. Hoje temos o maior parque industrial voltado para exportações do País”, diz o presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Gado de Mato Grosso do Sul), Laucídio Coelho Neto, já visando retomar o prejuízo causado em quase três anos de restrições impostas pelo mercado europeu, um dos maiores compradores da carne bovina do Estado.
Segundo o criador, os prejuízos estenderam-se por toda a sociedade local, que praticamente depende da pecuária para sobrevivência financeira. “Não só os criadores sentiram a crise, todos, o comércio, a indústria”, afirma.
Exportações – Apesar de ter recuperado parte do mercado de países importadores nestes dois anos e nove meses, os criadores de Mato Grosso do Sul pretendem agora retomar tanto as posições de destaque nacional em exportações, quanto as vagas de trabalho que foram cortadas com a explosão da crise após os focos de febre aftosa que ocorreram em outubro de 2005 nos municípios de Eldorado, Mundo Novo e Japorã.
“Abre-se a janela para retornarmos a exportar. Alguns países como Rússia, Egito, Israel, Irã e Iraque já se anteciparam nas negociações conosco e já voltaram a importar, mas em outros tempos exportamos para mais de 150 países e queremos retomar”, prevê o presidente da Acrissul.
Ele confirma, ainda, a declaração do governador André Puccinelli dada hoje, de que com o status de área livre o Estado pode voltar ao quarto lugar do ranking de exportações de carne bovina do País.
“De posse do documento de reconhecimento vamos negociar com os importadores, paulatinamente”, pondera, alertando que a negociação vai ser feita de forma sutil, a partir da próxima safra. “Para a crise as coisas ocorrem de forma abrupta, mas para a retomada vai ser aos poucos”, finaliza.
Hoje Mato Grosso do Sul conseguiu reerguer as exportações de carne bovina e já é o 9º principal exportador de produtos de agronegócio no País. A participação na balança é recorde: 2,46%.
De janeiro a junho o Estado exportou US$ 831.322.081 em produtos agropecuários. O primeiro produto em ordem de importância é a soja em grãos, seguido pela carne bovina. Os negócios atingiram US$ 110.862.675, contando apenas a carne congelada, aumento de 302% em relação ao primeiro semestre de 2007.

Fonte: Agrolink

Voltar