31/7/2008
Exportação: Plantas frigoríficas são desabilitadas

Medida partiu de técnicos dos Estados Unidos

Nos últimos 15 dias, plantas que exportam carne aos Estados Unidos foram vistoriadas. Duas delas deixaram de atender às normas exigidas pelo país e foram desabilitadas. O total de unidades agora com passe livre cai para 20.
Ao contrário do que se comentava, o Marfrig continua com todas as suas plantas habilitadas. As afetadas são as unidades paulistas de Andradina do JBS-Friboi e de Itupeva da International Food Company (IFC) Indústria de Alimentos.
Inácio Kroetz, secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, avalia
que a situação não atrapalhará o ritmo das exportações para aquele mercado. Semana que vem o secretário embarca para Washington, quando terá acesso ao relatório completo feito pelos técnicos. As plantas desabilitadas, segundo informa, poderão voltar a exportar para o mercado americano após atenderem as exigências e passarem por nova inspeção.
Desconhecendo ainda os motivos da restrição, corretores consideram que possa ser uma estratégia para derrubar os preços da carne brasileira. De janeiro a junho, o país exportou para os EUA 26,4 milhões de toneladas a um preço médio de US$ 5.397,16 por tonelada. Em volume, os negócios caíram 22% em comparação a igual período de 2007, mas o preço médio da tonelada subiu 12%. Informações Agência Estado.


Fonte: Portal DBO

Voltar