29/7/2008
Frigorífico: Margen não quita parcela de dívida

Montante faz parte de R$ 169 milhões tomados em julho de 2007

A alta do boi gordo e restrições às exportações de carne bovina in natura para a União Européia, estão trazendo dificuldades ao Frigorífico Margen desde o início do ano. A empresa já suspendeu a operação de três de suas 17 unidades, anunciou demissões e atrasou o pagamento a pecuaristas, segundo matéria do Valor Econômico.
O não-pagamento da parcela de julho dos Certificados de Direitos Creditórios do Agronegócio só agrava a situação. Os R$ 169 milhões que foram tomados em julho do ano passado só teriam vencimento em 2010. Mas uma empresa que não paga parcela da dívida ou descumpre cláusulas de contrato de financiamento, cria uma "inadimplência técnica" e os credores podem pedir a aceleração do pagamento e exigir na Justiça a quitação imediata de toda a dívida.

Se isso ocorrer, a empresa pode ficar inviabilizada, o que em geral não interessa aos credores. Estes consideram a possibilidade de transformar a dívida em participação, o que daria a eles o controle da empresa, no caso do Margen não conseguir quitá-la.


Fonte: Portal DBO

Voltar